Faltando menos de dois meses para o lançamento de nail’d, é hora de dar uma conferida nos ajustes finos que a desenvolvedora Deep Blue tem feito para garantir que você libere a maior quantidade possível de adrenalina. Em suma, uma boa sensação de velocidade, e também saltos que quase dão frio na barriga — e nem poderia ser diferente. Mas nem tudo vai exatamente às mil maravilhas, e alguns detalhes chegam mesmo a preocupar um pouco.
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Não recomendado para quem tiver acrofobia (medo de altura)
São curvas fechadas, trechos lamacentos e, principalmente, penhascos tão elevados que se poderia ler a biografia de Mao Tsé-tung durante a queda — com algum exagero, talvez. De fato, o jogo mantém sempre um registro do seu deslocamento pela pista, do qual se poderia considerar razoavelmente que pelo menos um terço representa saltos e quedas livres.
Aliás, “salte o mais alto que puder” parece mesmo ser o mote de nail’d. Dependendo da altura e também da extensão do seu salto, o jogo vai liberar algumas recompensas — como um aumento considerável do seu boost. Entretanto, você se moverá mais lentamente enquanto estiver no ar, o que pode conferir alguma vantagem aos demais competidores, então é bom tomar cuidado antes de sair caçando cada morro que aparecer pelo caminho.
Enquanto estiver no chão, corra!
Nos raros momentos em que a sua moto ou o seu quadriciclo não estiver saltando despenhadeiro, derrapando em uma curva fechada ou se enterrando na lama, ela certamente deve estar correndo. Muito. O que é ótimo, já que a sensação de velocidade proporcionada por nail’d realmente não deixa a desejar — beirando quase a intimidação, na realidade.
Para tornar as coisas ainda mais interessantes, a Deep Blue acrescentou um sistema de personalização de veículos. Nada que desequilibre as coisas, entretanto, já que a ideia é manter a competição justa nos modos multiplayer. Dessa forma, um aumento de velocidade e aceleração provavelmente diminuirá a ação do boost, por exemplo — a ideia é ter estilo próprio sem comprometer a competitividade.
Cuidado com a parede invisível!
Mesmo no atual estágio de desenvolvimento de nail’d, ainda é possível perceber algumas derrapadas da desenvolvedora Deep Silver — com o perdão do trocadilho infame aqui. De fato, além dos demais competidores, existe outro inimigo atroz nas pistas do game: as “paredes invisíveis”.
É só se lembrar dos jogos mais antigos de corrida: em seu caminho, havia duas árvores com considerável espaço entre elas. Ao tentar atravessar por ali, o seu carro/moto acabava colidindo com um grande monte de… Nada. Por quê? Simplesmente porque os desenvolvedores não previram que ali seria um local passível de se atravessar.
Bem, essa “síndrome” também dá as caras por aqui — guardadas as devidas proporções, naturalmente —, e não é incomum que você escolha uma parte do cenário que nitidamente se parece com um caminho alternativo unicamente para poder encontrar mais uma parede invisível — seja no chão ou durante um dos saltos apoteóticos do jogo. Enfim, fica o pedido: favor consertar isso… Ou pelo menos incluir alguns sinais inequívocos de que não se pode cruzar o caminho entre os dois cactos logo à sua frente!
Enfim, mesmo com algumas derrapadas, nail’d ainda parece perfeitamente capaz de conferir a dose de adrenalina que se espera de um título do gênero. Afinal, tanto os saltos vertiginosos quanto a sensação de velocidade e mesmo o design nas pistas parecem suficientemente afinados para o lançamento no dia 19 de outubro.
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