1. Principais comandos
Cls – limpa tudo que esta na tela
Exit – Fecha o programa
Ipconfig – verifica configurações da placa de rede
Ipconfig /all - verifica configurações de toda a rede
Ipconfig /release – apaga toda a configuração da placa de rede
Ipconfig /renew – renova a comunicação e configuração da placa de rede
Ipconfig /flushdns – renova o IP referente ao DNS
Ping - comunicação por endereços e domínios
Tracert - Verifica o caminho dos pacotes
1.2. Utilização
Para acessar o MS-DOS, basta seguir os passos:
Iniciar > Executar > (para Windows 98/ME – digitar command e Windows XP > cmd) em seguida OK.
Para Windows Vista, basta clicar no menu Iniciar e logo acima aparecerá uma caixa em branco, bastando digitar cmd e teclar Enter.
Após aberto digite ipconfig para verificar as configurações da placa de rede. Vale lembrar que ipconfig é apenas para modem Ethernet.
Endereço IP ....................: 192.168.200.2 (IP da maquina)
Mascara de sub-rede .......:255.255.255.0 (Uma máscara de subrede também conhecida como subnet mask ou netmask, é uma bitmask de 32 bits usada para informar os routers. Normalmente, as máscaras de subrede são representadas com quatro números de 0 a 255 separados por três pontos).
Gateway padrão...............: 192.168.200.254 (Um Gateway, ou porta de ligação, é uma máquina intermediária geralmente destinada a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos. Exemplos de gateway podem ser os routers (ou roteadores) e firewalls, já que ambos servem de intermediários entre o utilizador e a rede). Num ambiente simples o Gateway é apenas o numero de endereço IP do modem.
1.3. Localizando Problemas (PASSO A PASSO)
O que deve ser feito é um check list com as luzes do modem, se aparentemente estiver tudo bem, prossiga com o PROMPT do DOS. Siga corretamente os passos, se porventura um passo der errado não avance, tente resolver, pois caso não consiga, de nada adiantara realizar os demais passos.
1º PASSO - Verificar comunicação Física
Digite o Comando ipconfig para identificar se está havendo comunicação entre o modem e placa de rede (computador).Se aparecer mídia desconectada, quer dizer que o cabo de rede está desconectado ou o modem/hub está desligado/travado.
1º Verificar se o modem/hub está ligado.
2º Caso utilize uma rede, solicitar que ligue o modem direto a um computador, sem passar pelo hub.
3º Inverter cabo entre o modem e computador.
4º Desligar o modem, aguardar 30segs. Em seguida ligá-lo novamente.
Se aparecer Configuração de IP do Windows, quer dizer que a Placa de Rede ou Conexão local está desativado.
Para ativar, Clique aqui, após ativar, siga o comando abaixo para testar.
Digite o Comando ipconfig para identificar se está havendo comunicação entre o modem e placa de rede (computador)
Digite o Comando ping tecle a barra espaço e digite o IP do Gateway que apareceu no ipconfig.
Caso a resposta seja 0% de perda, quer dizer que está havendo comunicação entre o modem e Computador, seguindo para o passo 2.
Resposta Positiva: 0% de perda no final da linha de Estatísticas do Ping
Resposta Negativa: Aparecera Esgotado o tempo limite do pedido e 100% de perda no final da linha de Estatísticas do Ping
Nenhum comentário:
Postar um comentário